Fique por dentro: 10 vantagens em se ter uma administradora de condomínios



10 Vantagens em se ter um administradora de condomínios.


Certamente, não se pode confundir os serviços de uma administradora de condomínios com as responsabilidades de um síndico. O síndico sempre terá suas funções específicas e a empresa que foi contratada para administrar o condomínio terá suas funções fiscalizadas por ele, que é que representa oficialmente o condomínio.
Havendo necessidade e interesse, o condomínio até pode transferir poderes de representação à administradora de condomínios. Tudo vai depender da forma de contratação, que pode ser de consultoria, assessoria ou de representação, com poderes administrativos efetivos, inclusive e até a contratação de um síndico profissional.
Contratar uma administradora de condomínios permite reduzir os naturais atritos entre os condôminos e o síndico, além de manter um controle mais adequados das contas, disponibilizando os relatórios detalhados de gastos, de cobrança de débitos ou cobrança judicial.
administradora de condomínios pode oferecer inúmeras soluções para a gestão do condomínio. Podemos destacar as vantagens da contratação de uma empresa para esse tipo de atividade:
1. Administradora de condomínios: controle geral
A contratação de uma administradora de condomínios permite livrar o síndico de se preocupar com questões burocráticas, como o controle financeiro e os problemas de ordem jurídica, permitindo que ele possa manter sua atenção nos procedimentos necessários para o correto funcionamento do condomínio.
2. Administradora de condomínio e assuntos administrativos
A organização de documentos, pagamento de contas, conferência de faturas, atendimento de fornecedores e outras atividades podem ficar por conta da administradora de condomínios, garantindo mais eficiência para todas as necessidades.
3. Gerenciamento de problemas administrativos
Uma administradora de condomínios oferece serviços de organização e arquivo de documentos, gerenciando todos os problemas administrativos e eliminando a necessidade de uso do tempo do síndico.
4. Representação junto aos órgãos públicos
A maior parte das pessoas, inclusive o síndico, sempre mantém uma agenda comprometida, com dificuldade de realizar atividades fora de seu escopo. A administradora de condomínios tem condições de realizar todas as obrigações juntos aos órgãos públicos, tornando-se responsável pelo atendimento de todas as exigências legais.
5. Assessoria para contratação de serviços
Como se trata de uma empresa já com conhecimento no mercado, a administradora de condomínios tem muito mais facilidade de contratar profissionais qualificados e de confiança para os serviços necessários dentro do condomínio. A administradora economiza tempo do síndico na análise de orçamentos e de informações necessárias para a contratação de serviços 9externos.
6. Atendimento das obrigações legais
Como qualquer outro tipo de empresa, o condomínio precisa cumprir com suas obrigações, tanto com a Receita Federal quanto com os órgãos públicos. Uma administradora de condomínios assume toda a responsabilidade pelo atendimento dessas obrigações, com entrega de declarações e recolhimento de impostos.
7. Departamento jurídico à disposição
Atendendo diversos condomínios ao mesmo tempo, a administradora de condomínios mantém em seu quadro uma equipe de advogados para oferecer assistência jurídica ao condomínio sempre que necessário. Com isso, o síndico pode se resguardar juridicamente, evitando processos e despesas futuras.
8. Cobrança de inadimplentes
Uma das maiores vantagens na contratação de uma administradora de condomínios é a cobrança de inadimplentes. A cobrança, para o síndico, é uma das tarefas mais desagradáveis, principalmente quando se trata de um condômino vizinho. A administradora de condomínios, como empresa, pode fazer a cobrança sem que o condômino veja o fato como ofensa, sem confundir as coisas.
9. Pendências legais
A maior parte das cidades de médio e grande porte possui um plano diretor que deve ser respeitado. O atendimento dessas exigências legais deve ser feito dentro do que determina a legislação. A administradora de condomínios, com sua equipe de advogados, tem muito mais condições de solucionar esse tipo de problema, atendendo as pendências legais e garantindo maior segurança para o condomínio.
10. Administração de pessoal
Entre as grandes vantagens na contratação de uma administradora de condomínios está a administração de pessoal. A confecção de folha de pagamento, o recolhimento de FGTS e INSS e outras obrigações relacionadas ao pessoal contratado torna-se obrigação da administradora, evitando perda de prazo e mantendo o correto andamento legal dos funcionários.
(Fonte: ohub)


Nenhum comentário:

Postar um comentário