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A importância do suporte em TI
para os resultados da sua empresa.
Nos termos mais básicos, não há nada no
mundo tão absolutamente inútil e tão frustrante quanto um computador ou sistema
de rede que não funciona. O tempo de inatividade do computador ou da rede leva
a um aumento nos custos indiretos, perda de produtividade, perda de satisfação
dos clientes e, às vezes, até mesmo perda de receitas.
Isto é especialmente preocupante para
as empresas que dependem da tecnologia da informação — praticamente, todas. Os
proprietários e gerentes geralmente acham que os problemas de TI afastam suas
operações do lucro e aumentam significativamente os níveis de estresse e
ansiedade nas equipes. E eles estão corretos.
O conceito de suporte em TI
Quando falamos em suporte em TI, estamos nos referindo à atividade
ou função necessária para a conclusão bem-sucedida de um processo, programa ou
projeto dentro da área de tecnologia.
Da mesma forma, o conceito abrange os recursos de solução de
problemas remotos, assistência de instalação e assistência básica de
usabilidade. Os recursos de resolução de problemas remotos podem ser entregues
via telefone e meios de comunicação online ou sem assistência humana através de
meios automatizados que residam no dispositivo do cliente ou estão disponíveis
na Web.
O suporte técnico pode ser realizado pela própria empresa aos seus
usuários e clientes ou pelos fornecedores de ferramentas, recursos e serviços
tecnológicos. Normalmente, tem-se a combinação destes dois tipos no dia a dia
operacional das empresas.
Benefícios do suporte técnico
em TI para as empresas
Não importa se o suporte técnico em TI é realizado internamente ou
se vem de um fornecedor especializado, há inúmeras vantagens de contar com ele
na operação empresarial.
Aqui estão os principais:
Redução
de custos
Com suporte, as empresas conseguem evitar grandes problemas, erros
e retrabalhos de seus usuários. Assim, podem economizar dinheiro.
Ajuda
especializada
Tendo uma equipe dedicada ao suporte ou contratando um terceiro, a
empresa tem a certeza de que terá suporte qualificado.
Dessa forma, dá tranquilidade aos usuários e não sobrecarrega os
profissionais de TI, que têm outras coisas com o que se preocupar para manter a
tecnologia do negócio sempre operante.
Ganho
de segurança da informação
Outro grande benefício percebido pelas empresas que têm uma boa
estratégia de suporte em TI é a segurança dos dados. Com um time de
especialistas prontos para agir, fica menos fácil que fraudes ou erros dos
usuários coloquem informações confidenciais, por exemplo, em risco real.
Escalabilidade
e inteligência competitiva
O suporte em TI também é eficaz para trazer mais aprendizado à
empresa. Com ele, é possível melhorar a cultura interna em torno da tecnologia
e proporcionar um ambiente mais propício para a escalabilidade tecnológica.
Com a tecnologia assumindo uma faceta importante dentro do
negócio, a empresa tende a ser mais inteligente e competitiva.
(Fonte: Advancedit)
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