Afinal, o que é Service Desk e qual a sua importância?
É indiscutível que a tecnologia da
informação é um fator determinante para o sucesso das empresas. Além disso, sua
implantação e gerenciamento configuram hoje um diferencial competitivo no
mercado. Portanto, não é surpresa que o interesse pelo Service Desk e pelo seu
papel dentro das organizações tenha crescido de forma significativa nos últimos
anos.
Cada vez mais, as empresas procuram
formas de realizar suas tarefas
com agilidade. Além de claro, atingir uma qualidade superior no
atendimento das suas demandas. Para isso, é necessário o investimento em uma
gestão de TI eficiente. É neste momento que entra o Service Desk!
O que é o Service Desk?
O Service Desk é um conceito que
tem como objetivo centralizar e unir todas as necessidades de uma empresa
em um único lugar, gerindo todo o apoio operacional aos usuários de
um sistema e registrando todas interações como forma de controle e
monitoramento da organização.
Assim, um Service Desk é parte vital
da estrutura de TI e pode funcionar de três formas através dos analistas
de service desk:
Local: quando
os usuários do sistema e o Service Desk compartilham o mesmo espaço físico;
|
Centralizado: quando
está fisicamente localizado em um ponto (central) e usuários podem enviar
suas requisições de diversos locais;
|
Virtual: não
possui localização física, mas vários pontos de suporte e usuários em
diferentes locais.
|
O que é um analista de
service desk?
O
analista de service desk é o responsável por analisar os incidentes e
solicitações de suporte e serviços. Seu objetivo é solucionar problemas
operacionais, que necessitam de tratamento específico. Tudo isso evita
falhas e visa a qualidade na prestação de serviços, agindo sempre de forma
preventiva.
O
Service Desk pode ser visto com a evolução do Help Desk. Contudo, são
serviços bem diferentes, como veremos a seguir.
Qual é a diferença entre Service Desk
e Help Desk?
O Help Desk soluciona dúvidas e
problemas mais comuns do dia a dia dos usuários. Essas questões são de solução
mais simples:
problemas
nos sistemas operacionais;
impressoras;
hardwares;
aplicativos;
dificuldades
para abrir e-mails ou utilizar programas.
Já o Service Desk é mais
abrangente, também conhecido como “suporte de nível 2”, responsável por
questões mais complexas. Ou seja, o Help Desk é um atendimento mais
simples e imediato aos usuários da infraestrutura de TI, enquanto o Service
Desk vai mais além, agindo como uma verdadeira ferramenta de gestão TI de uma
empresa.
(fonte: teclogica)
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